Confira as principais tendências que vão muito além da print floral para dar um up no seu closet.
A primavera já está logo aí, e começa amanhã, dia 22 de setembro. Com diferenças entre as regiões no Brasil, mais chuvosas em algumas regiões e secas em outras, a temporada é marcada pelo aparecimento das flores. E olha, no País são muitas hein, são cerca de 55 mil espécies (!). O período mais florido do ano também é inspiração para a moda, que apresenta produtos com estampas e tons vibrantes, que têm tudo a ver com o mood da estação.
Quer saber mais sobre os must-haves da temporada? Veja aqui alguns dos principais hits, escolha o seu favorito e arrase por aí!
Floral – Falou em primavera, pensamos imediatamente nessa estampa, que já virou um clássico. Para essa temporada, a print que já invadiu as araras das lojas, dá o ar da graça nas versões em 3D, miúda (bem pequena), e ainda com aparência retrô. Os florais com toque de neon e em formato maxi também dão as caras nesta temporada, tudo para produções bem românticas. E sabe como surgiu essa estampa tão amada pelas mulheres? Sua origem está na Índia e ganhou força nos anos 1900 com o movimento artístico Art Nouveau, que foi pautado por referências na natureza. Quer ousar? Aposte na combinação flower com calçado pesado, uma bota, por exemplo. Vai ficar IN-CRÍ-VEL!
Tons fluo – o hit com cores fluorescentes e bem acesas é um revival dos anos 80, inspirado pelo movimento musical New Wave, com os grupos The Police e B-52s, onde o exagero pincelava a moda e as ruas, e quanto a pessoa mais se destacasse na multidão, melhor. A neon trend agora voltou com tudo, principalmente em laranja e amarelo, e tem tudo a ver com os dias ensolarados e as altas temperaturas. Mas como criar um look sem parecer que você saiu de um filme de 30 anos atrás? Socorro! Relax, a stylist Marina Cassoli dá dicas para você arrasar: “Combinar peças fluo com outras em tons mais neutros e modelagens básicas é um truque para não ficar com visual over”.
Lavanda – essa nuance já é sensação e apareceu nos principais desfiles de moda internacionais. É uma variação do lilás e adaptação do Ultraviolet, cor de 2018 eleita pela Pantone, empresa que sugere tendências de cores para a área de decoração, design e moda. Lembra do rosa millennial que bombou até ano passado? O lavanda segue essa sequência de cores românticas e traz uma sensação de calma e exala frescor, a cara da estação, perfeita para produções bem girlie! Invista em looks monocromáticos nessa trend, para conquistar mais elegância no seu visual. Ainda tem dúvidas? Marina Cassoli indica combinações que vão dar o match perfeito com a cor. ”Gosto dos tons mais azulados e do jeans! Fica moderno. Com fúcsia também fica bem interessante e mais fashion”.
Neo Mint – essa cor, um verde menta quase em tom pastel, foi eleita pela empresa internacional de tendências WGSN como uma das tonalidades para 2020. Mas você pode se antecipar, e já ir incorporando essa inspiração no seu closet, sim, miga! O neo mint transmite uma ideia de frescor e é perfeito representante do momento atual, trazendo harmonia entre as inovações tecnológicas e a natureza. A nuance é ultra moderna, ideal para arrematar shapes com pegada sweet chic. “Invista em peças minimalistas e deixe a tendência predominar no look! Acessórios são sempre assertivos, pois são protagonistas incríveis para levantar o visual”, ensina Marina Cassoli.
Animal print – A estampa animal já é um eterno clássico, transitando muito bem nos looks casuais e até em produções mais elaboradas. E a bicharada continua solta nos outfits femininos, e para essa temporada, onças, cobras, zebras e leopardos vêm também com pitada fun, em versões coloridas e até em tonalidades mais vibrantes. Se jogue na tendência e solte suas feras, elegendo uma peça com a print no seu visual e o restante mais neutro. Ou ainda, fazendo um mix and match, misturando com floral ou listras.
Colaborou nessa matéria: Marina Cassoli – Professora, figurinista e stylist, está sempre, literalmente, inventando moda! Com formação em moda, história da moda e especialização em consultoria de imagem e stylist. Atua na área há 20 anos, como figurinista nas principais emissoras de televisão do Brasil, e produzindo editoriais e conteúdos de moda e beleza para diversas revistas e sites.